capa

Materiais de Construção Sustentáveis

Um dos primeiros fatores a se pensar no momento que se vai construir uma casa ecologicamente correta é o uso de materiais de construção alternativos. São diversas opções que, além de respeitarem o meio ambiente, ainda trazem muito charme ao projeto de arquitetura.

Abaixo, apresentamos essas  3 opções:

Piso de Bambu

O Bambu é uma matéria prima altamente sustentável, pois é abundante e renovável. Devido à velocidade de seu crescimento, pode ser colhido anualmente, sem prejuízos à natureza. O piso de bambu é uma excelente opção de revestimento para quem não abre mão de beleza aliada a durabilidade e muita resistência. Mais duro que o Jatobá e mais durável que o Eucalipto, requer pouca manutenção: basta limpá-lo com um pano úmido, pois ele dispensa o uso de cera. Além disso, é muito fácil de instalar, permitindo um ótimo acabamento.

Tinta Mineral Natural

Também conhecida por Tinta Mineral Ecológica, é feita à base de terra crua e emulsão aquosa. A matéria prima para essa tinta é retirada de jazidas certificadas. A Tinta Mineral não agride o meio ambiente, não possui nenhum tipo de Composto Orgânico Volátil (COVs – tido como um perigoso poluente), nem biocidas, estabilizantes ou corantes. São vendidas em embalagens reutilizáveis ou recicláveis. Além da tinta branca, o produto também oferece cores únicas e intensas, como terracota, café, grafite, preto e outras. Sua espessura varia de acordo com a intenção: pode ser feita fina, para pintura de superfícies (tanto interna, quanto externa), ou mais espessas, para texturas. Também pode ser usada em diferentes superfícies, de alvenaria a isopor. A Tinta Natural é durável, lavável, não descasca com a umidade e ainda ajuda na manutenção de umidade relativa do ar e troca de calor. Esse produto não faz nenhum mal à saúde e ainda ajuda a promover um ambiente saudável, livre de mofos e fungos.

Madeira Plástica

Uma opção sustentável para o uso da madeira em ambientes externos (decks, piers e outros) é o uso da Madeira Plástica. Esse material é altamente resistente à corrosão de intempéries e é imune à pragas, cupins, insetos e roedores. Apesar da aparência lembrar muito a madeira comum, sua fabricação é feita com diversos tipos de plásticos reciclados e resíduos vegetais de agroindústrias. Além de decks, piers, assoalhos em geral e revestimentos de fachadas e paredes, esse material pode ser amplamente usado em objetos de uso diário e decoração, como mesas, bancos, lixeiras, guarda-copos e outros. A Madeira Plástica não empena, não racha e não solta farpas, como a madeira comum. Além disso, não absorve umidade e, portanto, não cria fungos nem mofa. Também não precisa de pintura ou qualquer outra manutenção.

Esperamos que essas informações tenham sido úteis para vocês! :)

Fonte: http://www.ecocasa.com.br/solucoes-para-construcao-sustentavel-da-ecocasa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *