desenho

Arquitetando o Briefing com o cliente

Briefing nada mais é que uma conversa informal e franca entre arquiteto e cliente. Essa é uma das etapas mais decisivas para a contratação e o bom andamento de um projeto. É nessa hora que o arquiteto precisa colher junto ao cliente o máximo de informações necessárias para entender suas reais necessidades, e então poder desenvolver um trabalho de acordo com tais anseios.

É nessa hora também que o cliente conhece mais a fundo, a metodologia de trabalho do escritório de arquitetura e dos próprios profissionais.

É função do arquiteto, estabelecer um método de trabalho e uma forma de comunicação com o cliente que lhe permita extrair as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto.

Um briefing mal feito pode gerar má interpretação e certamente resultará em perda de tempo e dinheiro.

Existem clientes que sabem objetivamente o que desejam de um projeto de arquitetura, e fornecem uma maior quantidade de informações que serão úteis durante o processo de concepção do trabalho. Por outro lado, há clientes que não têm uma noção tão clara sobre o que desejam do arquiteto. Para evitar informações escassas ou de má qualidade durante o briefing, aconselha-se estruturar o procedimento de coleta de informações:

• Dados do local: localização, dimensões, relevo, vegetação, clima e entorno. É sempre importante visitar o terreno/casa/apartamento pessoalmente.

• Desejos e perfil do cliente: estilos de arquitetura preferidos, gostos e hábitos pessoais, expectativas, perspectivas, imagem que deseja passar (principalmente no caso de contratantes Pessoa Jurídica).

• Prazos de entrega: datas para entrega do projeto, início e finalização da obra.

• Orçamento disponível: quanto o cliente deseja gastar com esta obra.

• Desempenho: importante prever possíveis exigências quanto ao conforto térmico e acústico, sustentabilidade e performance em algum quesito peculiar, quais serão os ambientes destinados a cada atividade realizada no imóvel.

Resumindo, o briefing é aquela primeira reunião com os Arquitetos. Uma reunião muito importante tanto para o cliente quanto para o profissional. Por isso, na hora de contratar um escritório, seja muito minucioso(a) e preste atenção em cada detalhe!

Esperamos que tenha gostado das dicas…

Até a próxima!

27 thoughts on “Arquitetando o Briefing com o cliente

  1. Hello! I’ve been following your blog as a service to a while in the present climate and finally got the moxie to away in front and collapse you a roar not at home from Dallas Texas!

  2. Admiring the persistence you put into your website and detailed information you present. It’s awesome to come across a blog every once in a while that isn’t the same outdated rehashed material. Excellent read! I’ve saved your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

  3. It really is actually a nice and useful part of info. I’m happy that you simply shared this helpful information with us.
    Please keep us up to date such as this. Thanks for sharing.

  4. Great post. I used to be checking constantly this weblog and I am
    just impressed! Extremely useful information specially the closing phase :
    ) I maintain such information much. I had been seeking this certain info for a very long
    time. Thank you and best of luck.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *